O Banco Central Europeu (ECB) realizou sua reunião programada de junho hoje, divulgando novidades em termos de projeções macroeconômicas e no programa de compra de ativos específico de resposta à pandemia.
O destaque da reunião foi o anuncio da expansão do programa de compra de ativos PEPP em mais EUR 600bi, acima da nossa expectativa e da expectativa do mercado (EUR 500bi).
A indicação de que o programa será implementado ao menos até junho de 2021 também surpreendeu, visto que havia expectativa de que a extensão ocorresse em alguma reunião do segundo semestre.
Em termos de reação do mercado, vimos abertura das taxas da Alemanha (em vértices curtos e longos), enquanto as taxas italianas apresentaram fechamento expressivo tanto nos vértices curtos como nos vértices longos após o anuncio das 8:45.
Além do anuncio da expansão (quantidade e calendário) do PEPP, o ECB também clarificou que os reinvestimentos perdurarão até ao menos o final de 2022, o que efetivamente estende o impacto deste programa sobre o balanço do banco até o final do horizonte de projeções.
Em termos de projeções especificamente, temos:
PIB 2020: -8.7% (anterior: 0.8%)
PIB 2021: 5.2% (anterior: 1.3%)
PIB 2022: 3.3% (anterior: 1.4%)
Inflação 2020: 0.3% (anterior: 1.1%)
Inflação 2021: 0.8% (anterior: 1.4%)
Inflação 2022: 1.3% (anterior: 1.6%)
Ou seja, nota-se clara demora em recuperação do nível de PIB ao longo do tempo, atrelado a inflação consistentemente abaixo da meta do ECB ao longo dos próximos anos, o que deverá servir de justificativa para manutenção da política monetária acomodativa.
Os programas adotados até o momento, no entanto, permitem, nas palavras de Lagarde, o retorno da inflação à sua trajetória anterior (que, diga-se, já mantinha o índice abaixo da meta).
Nas perguntas sobre a decisão da Suprema Corte Alemã, Lagarde reforçou a tese de que o ECB está sujeito a jurisdição da Suprema Corte Europeia (ECJ) e que esta já decidiu pela legalidade dos programas adotados pelo ECB.
Em termos de reação do mercado, vimos abertura das taxas da Alemanha (em vértices curtos e longos), enquanto as taxas italianas apresentaram fechamento expressivo tanto nos vértices curtos como nos vértices longos após o anuncio das 8:45.
Em suma, a reunião mostra a disposição do ECB para atuar de forma a aliviar as condições financeiras e garantir transmissão da política monetária em todas as jurisdições de atuação. A mensagem fundamental é de continuada liquidez por parte do BC.
Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog