Confira as principais notícias que envolvem o Brasil e devem movimentar o Ibovespa hoje.
Os destaques do Ibovespa
Ibovespa segue com a volatilidade, acompanhando o mercado externo que tem mostrado o aumento nos novos casos de contágio pelo Covid-19. No Brasil, também vem subindo o número de casos suspeitos tendo somente três confirmados.
Os investidores também devem acompanhar os balanços corporativos que continuam saindo, mas a atenção se volta para o BC, com o leilão extraordinário de swap cambial, além de possíveis novos comentários sobre a política de juros.
No campo político, a Câmara votou o veto do presidente Bolsonaro acerca do Orçamento Impositivo, de forma que o veto foi mantido, seguindo para o Congresso, onde deve começar a ser votadas na semana que vem.
O PIB do 4º trimestre de 2019 apresentou expansão de 0,5% com relação ao trimestre anterior, encerrando o ano de 2019 com crescimento de 1,1%. O resultado, sustentado principalmente pelo consumo das famílias, veio em linha com as expectativas, mas o aumento das incertezas quanto ao impacto do coronavírus na economia eleva a probabilidade de que a recuperação da economia brasileira aconteça de forma mais gradual do que se esperava anteriormente.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
PIB, Selic e Inflação
Portanto, a XP revisou a projeção para o crescimento do PIB para 1,8% em 2020 e 2,5% em 2021. Quanto à inflação, a projeção foi revisada para 3,00% em 2020 e 3,60% em 2021. A expectativa de menor crescimento com baixa inflação deve abrir espaço para que o Banco Central volte a cortar as taxas de juros e, dessa forma, revisou a expectativa de Selic para 3,50% ao final de 2020. Para o final de 2021, espera que a taxa seja de 5,00%.
Ibovespa
Assim, também foi revisada a projeção do Ibovespa para 132,000 pontos no final de 2020 ao invés de 140,000 pontos anteriormente. Dessa forma, o motivo fica por conta da estimativa de impacto nos lucros das companhias advindo de um crescimento menor.
Porém, o cenário de médio prazo continua muito favorável, por três motivos: efeito rebote na aceleração do crescimento em 2021, efeito dos juros ainda mais baixos e aumento das respostas dos bancos centrais e governos no mundo, que terão um impacto mais duradouro nas economias do que o choque de curto prazo do coronavírus. Assim, estimam que o índice atingira os 140,000 pontos em meados de 2021.
Empresas
O presidente e o diretor financeiro do IRB renunciaram de suas posições após as ações caírem 32% ontem e a Berkshire negar ser acionista da resseguradora. Desde o dia 3 de fevereiro, o IRB acumula queda de 57,5%, seguindo uma série de acontecimentos que aumentaram a cautela dos investidores em relação as ações da empresa.
Fonte: Terra Investimentos e XP
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Confira também os principais destaques das empresas ontem
A principal referência do mercado financeiro
Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.
Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.