A forte queda da bolsa de valores no primeiro semestre de 2024 deixou uma série de ações muito mais baratas, criando uma oportunidade de ouro para investidores atentos. Com o Ibovespa registrando uma queda de 7,7% no período, diversas casas como por exemplo XP e BTG Pactual, além de analistas renomados, destacam 11 ações que estão agora com preços atrativos.
A lista de ações baratas reflete uma queda geral ou estabilidade ao longo de 2024, tornando este o momento ideal para compra, segundo os analistas. Veja quais são e onde você pode potencialmente ganhar.
Ações que são oportunidade no relatório do BTG
O BTG Pactual sugere três ações que podem se valorizar no segundo semestre:
Itaú Unibanco (ITUB4):
O banco aposta que o Itaú, sob a liderança de Milton Maluhy, está se destacando na transformação digital e deve apresentar um retorno sobre ativos (ROE) superior ao de seus concorrentes. A expectativa é de um lucro líquido de R$ 40 bilhões até o final de 2024.
Tenda (TEND3):
A construtora está posicionada para se beneficiar do programa Minha Casa, Minha Vida e tem mostrado uma sólida geração de fluxo de caixa.
Hapvida (HAPV3):
A gigante da saúde deve superar as dificuldades de integração com a NotreDame Intermédica e continuar dominando o setor com uma participação de 17% no mercado.
Ações no radar dos analistas
Conforme diversos analistas do Clube Acionista, grande maioria vê oportunidades em ações de small caps e large caps que estão abaixo do valor esperado:
Simpar (SIMH3), Moura Dubeux (MDNE3) e SBF (SBFG3)
Apesar das altas de Moura Dubeux e SBF em 2024, estas ações ainda são consideradas baratas. Lucas Schneider, da Gerando Alfa Invest, acredita que o cenário macroeconômico afetou essas ações, mas a perspectiva de melhoria pode ser promissora.
Copel (CPLE6) e Eletrobras (ELET3)
Estas ações, recentemente privatizadas, têm potencial para redução de custos e melhorias operacionais.
Vivara (VIVA3) e Yduqs (YDUQ3)
A Vivara, que caiu 31% no ano, pode se recuperar, enquanto a Yduqs, com uma queda de 41%, ainda apresenta potencial de valorização no longo prazo.
Allos (ALOS3)
A empresa, dona de shoppings de alto padrão, está em uma posição vantajosa para repassar aumentos de inflação e vender participações com bom retorno de capital.
Dicas para Investidores que buscam ações em queda
Diversificação e cuidado com a volatilidade: Com a bolsa apresentando desempenho instável, diversificar os investimentos é crucial. Considere alocar recursos em ações que estão baratas e com potencial de recuperação.
Atenção às Small Caps: Embora as companhias menores da Bolsa possam parecer arriscadas, elas frequentemente oferecem grandes oportunidades de valorização. Analise bem os fundamentos e a perspectiva de crescimento dessas empresas.
Invista com cautela, mas não perca as oportunidades de aproveitar ações que estão agora com preços atraentes. Para acompanhar o que comprar hoje veja tudo em recomendações por aqui.