Desde o dia 3 de junho, o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está disponível para nascidos em junho. Beneficiários têm até 30 de agosto para realizar o saque, caso contrário, o valor retorna para o saldo do fundo.
Os interessados podem realizar os saques pelo app FGTS, pelo site do FGTS e pelo internet banking da Caixa Econômica Federal (CEF), sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária.
Para aqueles que não optarem pela adesão, permanecem na sistemática padrão, o saque-rescisão, que permite o saque integral da conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa, inclusive a multa rescisória.
Já para quem optar pelo saque-aniversário, pode sacar anualmente uma parte do saldo de FGTS no mês de seu aniversário, mas, em caso de demissão sem justa causa, somente vai ter direito à multa rescisória, não ao valor integral da conta.
A adesão precisa ser formalizada até o último dia do mês de aniversário para que o trabalhador tenha direito ao saque-aniversário no ano seguinte.
A opção pelo saque-aniversário não se impõe, e quem não fizer permanece na sistemática do saque-rescisão.
Além disso, o saque-aniversário não interfere no direito de retirada do saldo do FGTS para aquisição da casa própria, em casos de doenças graves, aposentadoria, falecimento do titular e outras situações previstas em lei.
Confira abaixo o calendário de saques do FGTS em 2024 para planejar seus próximos movimentos financeiros:
Nascidos em janeiro: saques de 2 de janeiro a 29 de março
Nascidos em fevereiro: saques de 1º de fevereiro a 30 de abril
Nascidos em março: saques de 1º de março a 31 de maio
Nascidos em abril: saques de 1º de abril a 28 de junho
Nascidos em maio: saques de 2 de maio a 31 de julho
Nascidos em junho: saques de 3 de junho a 30 de agosto
Nascidos em julho: saques de 1º de julho a 30 de setembro
Nascidos em agosto: saques de 1º de agosto a 31 de outubro
Nascidos em setembro: saques de 2 de setembro a 30 de novembro
Nascidos em outubro: saques de 1º de outubro a 29 de dezembro
Nascidos em novembro: saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
Nascidos em dezembro: saques de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025
No saque-aniversário, existem limites de retirada anual, calculados com base no saldo da conta do trabalhador. Para contas com até R$ 500,00, vai ser liberado 50% do saldo, enquanto para contas com mais de R$ 500,00, incidem acréscimos proporcionais.
A Caixa Econômica Federal oferece diferentes canais para adesão, como o site do FGTS, o aplicativo FGTS e a página do próprio banco na internet.
Além disso, beneficiários podem utilizar o saldo do FGTS como garantia para empréstimos bancários, e, com isso, proporcionar uma redução nos custos do empréstimo.