Na próxima quinta comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data escolhida, 21/3, representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.
Hoje apresentamos algumas dicas de filmes sobre esse assunto para você e sua família se divertirem no final de semana e aprenderem mais sobre Diversidade e Inclusão.
Você já parou para pensar que os filmes podem trazer grandes aprendizados e alguns ainda são baseados em histórias reais?
Colegas, 2012: Retrata a Síndrome de Down em um contexto de autonomia, superação e aprendizagem. A trama acompanha a fuga de três amigos, Aninha (Rita Pokk), Stalone (Ariel Goldenberg) e Márcio (Breno Viola), que decidem deixar o internato no qual viviam para buscar os próprios sonhos: casar, ver o mar e voar.
O Filho Eterno, 2016: O casal Roberto (Marcos Veras) e Cláudia (Débora Falabella) aguarda ansiosamente pela chegada de seu primeiro bebê. Mas toda a áurea de alegria dos pais é transformada em incerteza e medo com a descoberta de que Fabrício, o bebê, é portador da Síndrome de Down. A insatisfação e a vergonha tomam conta do pai, que terá de enfrentar muitos desafios para encontrar o verdadeiro significado da paternidade.
Do Luto à Luta, 2005: Ainda há preconceito e visões errôneas a respeito da Síndrome de Down, tanto da sociedade como os próprios pais, em um primeiro momento, podem se distanciar do filho que acaba de nascer. Esse documentário revela que as deficiências existentes são possíveis de ser superadas e mostra também as possibilidades e um pouco do mundo de pessoas que vivem com essa condição.
Onde nasce a esperança, 2014: é a história inspiradora sobre a redenção através da amizade, da esperança e do amor. Calvin Campbell é um ex-jogador de beisebol profissional que enfrenta dificuldades com as jogadas que o destino preparou para ele. Sua vida ganha um novo sentido quando conhece Produce, um jovem garoto com Síndrome de Down que trabalha no supermercado do bairro. Com o desenvolvimento desta amizade, Calvin recorda que às vezes a esperança pode crescer mesmo onde não se espera
Pegue a pipoca, a sessão vai começar
Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.
O post Dicas da Semana – A inclusão começa por você 15/03/2024 apareceu primeiro em Rio Bravo Investimentos.