Conforme a Agência Enfoque, a equipe de redação entrevistou Paulo David, CEO da AmFi, que listou as 5 principais tendências para 2024. Considerando o encerramento de 2023, o cenário financeiro brasileiro revela números expressivos, com movimentação de R$ 5,37 trilhões por pessoas físicas em diversos segmentos. A renda fixa, em particular, destaca-se, representando 33,9% da carteira dos investidores.
Diante desses dados, especialistas do setor financeiro já traçam expectativas otimistas e apontam tendências para 2024, destacando oportunidades e desafios.
1 – Estabilidade e Regulação
A previsão é de um ano com maior atividade econômica e estabilidade. Assim, com o Banco Central, atuando com clareza e inovação, sinaliza um ambiente mais previsível, impulsionando o setor financeiro.
2 – Investimentos em Startups
A perspectiva de queda da taxa de juros, o cenário é positivo para investimentos em startups. Dessa forma, a disponibilidade de capital e o estímulo à busca por ativos de maior retorno, como ações de empresas inovadoras, são destaque.
3 – Brasil na Vanguarda da Tokenização
O processo de tokenização de ativos reais ganha destaque global, e o Brasil desponta como líder nesse cenário. Portanto, com ambiente nacional favorável, aliado à redução da taxa de juros e à postura pró-inovação do regulador brasileiro, torna o país atraente para investidores internacionais.
4 – Operações de Nichos
As fintechs especializadas continuam influenciando o setor, tornando o investimento mais acessível e diversificado. Assim, a expectativa é que essas empresas, gerenciadas por especialistas de nicho, contribuam para soluções inovadoras e rentáveis.
5 – Renda Fixa em Destaque
Por fim, a renda fixa, considerada mais segura e previsível, deve ganhar força em 2024. O foco no mercado secundário promete proporcionar maior liquidez e rentabilidade aos investidores.
Desafios e Oportunidades com as tendências para 2024
Conforme cada item citado pelo Paulo David, é importante considerar que apesar das perspectivas positivas, desafios ainda circulam no mercado. Evidenciado pelas fortes variações no dia a dia e o ceticismos de alguns analistas sobre a necessidade de adaptação a um ambiente regulatório dinâmico.
Dessa forma, a diversificação do portfólio é a chave para mitigar riscos e aproveitar as oportunidades emergentes. Para descobrir quais são as principais recomendações para investir confira o espaço exclusivo no Clube Acionista. Comece agora a explorar as oportunidades conforme as indicações sobre o que fazer (comprar, manter ou vender) e o potencial de valorização.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.