Em algum momento da sua vida você ouviu da sua mãe: “você não é todo mundo”. Fato, ninguém foge dessa. Então lembre-se sempre dessa frase quando pensar em fazer algo só porque “todo mundo” está fazendo.

No mundo dos investimentos esse comportamento é conhecido como efeito manada, que nada mais é do que fazer uma escolha seguindo o comportamento de um determinado grupo. E isso vem do tempo da escola, aliás muito antes, o ser humano aprende por imitação desde que nasce, logo, é preciso ir se desconstruindo com o tempo.

O Eu quero investir cita o  livro “Sapiens – Uma breve história da humanidade”, de Yuval Harari que fala sobre o quanto foi importante ao longo da história, “nossa capacidade de formar grupos e agir coletivamente. Conforme a obra, no caso dos nossos antepassados, andar em bandos e com isso se proteger de predadores, garantiu a continuidade da espécie. O conceito de efeito manada surgiu da observação do comportamento instintivo de várias espécies animais, visando a proteção e sobrevivência”.

Já no mercado de ações, o efeito manada é o responsável por levar os investidores a tomarem decisões baseadas no que os outros estão fazendo, simplesmente pela crença de que se a maioria está seguindo determinado caminho, este deve ser o certo a fazer, deve ser o que dá retorno, então vai junto. Não é bem assim. É preciso aguçar seu senso crítico, buscar informações, fazer comparações, pesquisar e até ter um especialista que possa dar orientações. No Clube Acionista você encontra essas orientações.

(Fonte: euqueroinvestir.com)