Petrobras (PETR4): Petrobras anuncia saída de seu presidente
Impacto: Neutro
Alupar (ALUP11): Redução dos dividendos obrigatórios
Impacto: Negativo
Nesta quarta-feira (07/12), os destaques se voltam para:
Petrobras (PETR4): Petrobras anuncia saída de seu presidente
A Petrobras anunciou ontem que Caio Mario Paes de Andrade deve deixar a empresa nas próximas semanas. Paes de Andrade irá se juntar à equipe de Tarcísio de Freitas, governador eleito em São Paulo, nos próximos dias. A Petrobras destacou que Paes de Andrade deve dar atenção exclusiva à Petrobras até que a “passagem de comando” seja concluída, destacando que ele não participará do governo de transição em São Paulo.
Impacto: neutro. A saída já era esperada uma vez que a indicação do presidente é normalmente definida pelo presidente do Brasil. Contudo, a saída antecipada de Paes de Andrade deve forçar Lula a definir um novo presidente para a Petrobrás. A definição do próximo presidente bem como novos planos de investimentos e políticas de preços são essenciais para uma avaliação adequada do potencial de retorno para as ações da Petrobrás.
Alupar (ALUP11): Redução dos dividendos obrigatórios
A Alupar informou que foi aprovado em AGE a redução do percentual do lucro líquido a ser distribuído para seus acionistas em forma de dividendos, de 50% para 25%. Segundo a companhia, a alteração do percentual do lucro líquido a ser distribuído a título de dividendo obrigatório reflete o alinhamento da remuneração aos acionistas à geração de caixa da Companhia.
Impacto: Negativo. Por estar em um setor reconhecido como bom pagador de dividendos, com receitas estáveis e contratos mais longos, a diminuição do percentual distribuído pode afetar os papéis da companhia, levando seus investidores para outras empresas do setor.
RENDA VARIÁVEL
[email protected]
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Resolução CVM nº 20, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.”
Gabriel Araujo Gracia | CNPI 3355
Graduado em Engenharia da Informação na Universidade Federal do ABC (UFABC), especialista em investimentos certificado pela Anbima (CEA), com passagem pelo Itaú BBA, onde participou da equipe de Risco de Mercado da tesouraria do banco, e pelo Santander, fazendo parte da equipe de Equity Research do banco, nas coberturas de Estratégia e de Financeiras. Se juntou a Guide em 2022, como analista de Equity Research, auxiliando os clientes na busca dos melhores ativos por meio de suas análises.