Veja a avaliação da XP Investimentos referente as ações do Assaí (ASAI3) que faz parte da Carteira Top 10 de dezembro.

Assaí superou o Ibovespa em novembro

Em novembro, a performance de Assaí superou a do Ibovespa, potencialmente explicada pelo perfil defensivo da companhia. Além de ter sido a única da cobertura de varejo da XP a superar o índice no mês. Além disso, o follow-on da companhia foi precificado, o que os anaistas da corretora enxergam como positivo e acreditam que já tenha se refletido positivamente na percepção do mercado com o risco de governança da companhia e consequentemente no preço das ações.

A XP reitera o Assaí como uma das nossas preferências no setor, enquanto

(i) continuamos acreditando que o formato de Atacarejo vai seguir ganhando participação de mercado;

(ii) resultados de curto prazo devem continuar fortes apesar de um cenário macro desafiador. Com uma aceleração no 4T devido às conversões do Extra, base de fácil comparação e Copa do Mundo; e

(iii) esperamos que a governança corporativa continue melhorando com a redução da influência de Casino na companhia.

A única empresa puramente exposta ao segmento de Atacarejo listada em bolsa

De acordo com a XP, o Assaí é a única empresa listada no Brasil totalmente voltada para o segmento do Atacarejo. A companhia tem 220 lojas (2T22) distribuídas pelo território nacional. A XP ve o fato de serem o único player puramente exposto ao segmento de Atacarejo como positivo, uma vez que o formato é atualmente o principal canal utilizado pelas famílias brasileiras segundo pesquisas do setor. Contudo, já representa 40% do mercado de varejo alimentar no Brasil, tendo crescido 5p.p. de um ano para o outro. Por fim, a XP destaca que a empresa é atualmente a maior marca operada pelo Casino no mundo.

Perspectivas de crescimento sólidas

Conforme o relatório da XP, a aquisição das lojas do Extra que a companhia fez no fim de 2021 deve acelerar o plano de expansão do Assaí, adicionando lojas em localizações estratégicas e com pouca ou nenhuma sobreposição de lojas com o parque atual do Assaí. Além disso, a grande maioria dos pontos de loja estão em áreas metropolitanas. O que deve se traduzir em uma maior capacidade de atendimento de uma demanda cativa do canal B2B.

Destacamos também que as lojas do Extra totalizam uma área de vendas de 470 mil m², com a loja média tendo 6,6 mil m² e 600-700 vagas de estacionamento. Acreditamos que as lojas maiores devem permitir ao Assaí oferecer uma melhor experiência, com maior sortimento de produtos e ofertas de alguns serviços (ex: açougue). Reiteramos nossa recomendação de compra e preço-alvo para o fim de 2023 de R$22,0/ação”. Disseram os analistas da XP.

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