Existem diversas alternativas para você investir em infraestrutura. Seja através de ações com empresas que atuam no segmento, Fundos de Investimentos com foco neste ramo ou até em títulos de renda fixa para incentivar o setor. Contudo, a principal pergunta é: será que vale a pena investir nesta estratégia?
A seguir, veja quais são as principais vantagens ao investir no segmento de infraestrutura.
Investimento em Infraestrutura
Desenvolvimento do país
Ao investir no segmento de infraestrutura, você estará destinando o seu dinheiro para um setor responsável por contribuir com o desenvolvimento do país. Portanto, você não estará apenas rentabilizando a sua carteira, e sim, financiando projetos para melhorar a qualidade de vida da população.
Benefícios Fiscais
Essa relevância do segmento, ao qual desempenha para a economia diversos pontos positivos, também gera benefícios fiscais em alguns investimentos. Alternativas como os FI-infra e as debêntures incentivadas, por exemplo, são isentas de IR e podem ampliar sua rentabilidade líquida.
Potencial de ganhos
Você pode ter ganhos tanto com a valorização do seu investimento quanto com eventuais processos de repasse de lucro. Seja através dos proventos distribuídos pelos fundos, dividendos das empresas ou rendimentos do títulos de renda fixa. Logo, há a possibilidade de transformar o portfólio em uma fonte de renda passiva.
Diversificação da carteira
A diversificação é outro ponto que pode ser positivo para sua carteira. Como você estará adicionando um setor específico para o portfólio, é possível equilibrar os riscos e ampliar o potencial de retorno no longo prazo.
Como investir em infraestrutura?
Considerando os pontos positivos e os riscos do setor de infraestrutura, definir se o investimento vale a pena é uma decisão individual. Caso a estratégia faça sentido para você, é importante entender como incluí-la em sua carteira.
Os principais meios para investir no segmento são:
- Fundos de Investimentos (FI-Infra e FIP-IE)
- Debêntures Incentivadas
- Empresas (Ações)
Na prática, os investimentos podem ser adquiridos pela plataforma da sua corretora, se você ainda não abriu conta em nenhuma, veja por aqui.