Veja a análise do BB Investimentos sobre o Bradesco (BBDC4) que faz parte da seleção ESG. Desse modo, o BB destaca que além de ser um dos maiores protagonistas empresariais do país, o banco tem práticas de sustentabilidade alinhadas com a qualidade de sua performance operacional.
Bradesco é protagonista no mercado brasileiro
Um dos maiores bancos privados do país, o Bradesco entrega um pacote completo de agenda ambiental, social e de governança há muitos anos. Assim, reforçando sua postura de protagonista no mercado brasileiro, com crescente alinhamento de práticas sustentáveis à sua consistente operação bancária.
Contudo, apesar do recente ganho de relevância do tema ESG, o grande destaque nesta agenda , já tem mais de 60 anos: a Fundação Bradesco. Idealizada por seu fundador Amador Aguiar, a iniciativa, que visa promover educação a crianças, jovens e adultos em localidades vulneráveis, é hoje reconhecida como o maior projeto socioeducacional do país.
Além de ser um dos maiores protagonistas empresariais do país, o Bradesco tem práticas de sustentabilidade alinhadas com a qualidade de sua performance operacional.
Ambiental
De acordo com o BB, Em dezembro de 2020 o Bradesco emitiu seu primeiro bond atrelado a critérios ESG, que teve demanda entre 2 a 3x maior pelos investidores.
Recentemente o Bradesco anunciou uma parceria com a Enel X, que incluirá a construção de 9 usinas solares. Estas atenderão 308 agências no Ceará, Goiás e RJ, nulificando 12.140 toneladas de CO²eq por ano. Ainda no tema, o Bradesco aderiu ao Net-Zero Banking Alliance para zerar as emissões de carbono até 2050.
Social
Conforme a análise do BB, somente na Amazônia, o Bradesco já beneficiou 2.400 pessoas através das iniciativas de educação e empreendedorismo lideradas pela Unibrad. Todavia, 24.678 estudantes são beneficiados beneficiados pela Fundação Bradesco.
Sendo assim, a Fundação Bradesco representa atualmente o maior programa socioeducacional do país. Em 2020, foram investidos mais de R$ 680 milhões, beneficiando mais de 46 mil alunos, educados por 1,5 mil professores em 40 escolas em todas as regiões do país.
Governança
De acordo com o relatório do BB, As ações do Bradesco são listadas no Nível 1 de Governança Corporativa na B3. Além de integrarem índices como o IGC e ISE na B3, e o Dow Jones Sustainability Index.
Assim, direcionadores das práticas de governança incluem aderência ao Código Abrasca de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas (Abrasca), o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), do qual o banco é mantenedor, além das diretrizes da Securities and Exchange Commision (EUA).
Controvérsias ESG no Bradesco
Por fim, as controvérsias recentes envolvendo aspectos ESG no Bradesco se referem a notícias datadas de 2018 e 2019 sobre:
(i) investigações pelo CADE de suspeita de práticas anticoncorrenciais contra uma Fintech e um Banco Digital;
(ii) Investigação de uma operação de lavagem de dinheiro supostamente envolvendo
funcionários do banco;
(iii) investigações pelo CADE envolvendo o Bradesco e diversos bancos
em práticas monopolísticas.
“No entanto, não consideramos que tais controvérsias são relevantes a ponto de ocasionar a redução de sua nota ESG, ou alterar de maneira significativa nossa percepção da companhia em relação ao assunto”.Ressaltaram os analistas do BB.