Decidir onde investir é um desafio constante de vários investidores, principalmente para quem acompanha o mercado todos os dias em busca de oportunidades pontuais. A volatilidade é um dos principais fatores para sentirmos os impactos no dia a dia, ao qual nos coloca em situações comuns para superar.

O investidor, muitas vezes, é acionado para tomar uma atitude rápida sobre seus investimentos conforme previsões econômicas de outros especialistas. Contudo, devendo estar ciente dos problemas potenciais com cada avaliação, modelos e expectativa de mercado.

Descubra os principais desafios de quem acompanha o mercado

Entre vários, aqui citamos oito problemas que são corriqueiramente encontrados durante o processo de decisão dos investidores:

Limitação do uso das referências

Geralmente, os investidores costumam escolher um ou outro especialista para seguir as sugestões de investimento. Colocando as decisões, logo o dinheiro, em risco com base em uma referência que pode estar desalinhada com as prioridades individuais ou referências econômicas limitadas.

Os dados e pressupostos

As decisões com base em dados passados como referência, pressupondo que irão se repetir no futuro.

As limitações históricas

A memória seletiva é algo que acompanha diversos investidores, representando em uma “apego” ou “resistência” por algum investimento específico.

O risco ex-post

Na busca por barganhas, seguir a manada é um problema enorme daqueles que investem acompanhando as notícias. Seguir padrões de dados e retornos médios, geralmente leva investidores a entrar no ciclo no “fim da festa”.

Assumir erros

A construção de uma carteira de investimentos envolve escolher diversos ativos. O objetivo é diluir o risco total do portfólio considerando que em alguma escolha haverá um desempenho ruim, cabendo ao investidor avaliar se foi por falha ou por uma situação natural de mercado.

Não repetição

Muitos investidores resistem em voltar a investir em algo que deu errado no passado. Sem considerar o atual cenário ou as mudanças do momento.

Interpretações erradas de correlações

Avaliar equivocadamente uma oportunidade e desalinha o portfólio é extremamente comum daqueles que acompanha diariamente o mercado. Para isso a melhor solução é buscar por diferentes opiniões antes de realizar a aplicação.

Armadilhas psicológicas

Algo estudado nas finanças comportamentais e presente no dia a dia de todo investidor. Podendo aparecer de diversas maneiras, em geral, a nos limitando de decisões racionais.


Descubra como encarar melhor os desafios de cada investidor através do Clube Acionista, veja por aqui.