A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) cedeu 0,2 ponto em março, ao passar de 87,0 para 86,8 pontos. Em médias móveis trimestrais o indicador subiu 0,5 ponto, a primeira alta depois de seis meses de quedas consecutivas.
‘Depois de alta no mês passado, a confiança do comércio ficou relativamente estável na passagem para março. Essa estabilidade foi resultado da combinação da expressiva alta do índice que mede o volume de demanda no momento presente e da intensa queda das expectativas em relação aos próximos meses. Nos dois sentidos é preciso cautela, dado que a alta do ISA-COM recupera apenas 31% das perdas acumuladas nos sete meses anteriores. E Pelo lado das expectativas, a queda mais intensa pode ter sido influenciada pelo aumento da incerteza ao longo do mês; em especial aquelas relacionadas aos desdobramentos da Guerra. O patamar da confiança continua baixo e ainda não é possível imaginar uma recuperação mais consistente nos próximos meses, dado o cenário macroeconômico negativo e a provável manutenção de níveis elevados de incerteza.’, avalia Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.
Em março, houve queda em quatro dos seis principais segmentos do setor. O resultado negativo no mês foi influenciado pela piora do Índice de Expectativas (IE-COM), que caiu 10,0 pontos, chegando a 86,4 pontos, menor patamar desde março de 2021 (70,2 pontos). Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 9,5 pontos, ao passar de 78,1 pontos para 87,6 pontos; maior nível desde novembro de 2021 (88,3 pontos).
Resultado trimestral
Com o resultado de março, a confiança do comércio encerra o primeiro trimestre em queda, na comparação com a média do último trimestre de 2021. Depois de dois trimestres de recuperação no meio de 2021, esse é o segundo trimestre seguido de queda da confiança trimestral do setor. Apesar do resultado positivo em março, a queda no primeiro trimestre de 2022 foi influenciada pela redução do Índice de Situação Atual; que já vinha desacelerando desde o final do ano passado. Pelo lado das expectativas; o IE-COM no trimestre mostra reação com uma pequena alta de 1,3 ponto, mesmo com a queda do dado pontual de março.