A Totvs (TOTS3) desenvolve Enterprise Resource Planning (ERP) e outros softwares corporativos para empresas de médio / pequeno porte no Brasil e na América Latina, atualmente líder nesta modalidade. Conforme o Itaú BBA, a empresa apresenta combinação atraente de crescimento no segmento de software com receitas recorrentes crescentes e com potencial de crescimento de suas novas iniciativas nos segmentos Techfin e Business Performance.
Com mais de 50% de market share no Brasil e entre os 3 principais players na América Latina, a TOTVS possui clientes em mais de 40 países, com presença nos principais centros de negócios, explorando o potencial e as vocações econômicas regionais. Diante disso, os analistas do Itaú BBA confirma a empresa como a preferência no setor e com potencial para apresentar um desempenho acima da média do mercado.
Em relatório os analistas afirmam a postura positiva com base em 4 fatos, veja:
i) Brasil ainda tem uma enorme lacuna de penetração de software em relação
às economias mais desenvolvidas e que a Totvs poderia continuar entregando um crescimento de dois dígitos no segmento de software, apesar de ter um alto market share;
ii) A empresa oferece uma excelente combinação de crescimento e lucratividade, e vemos a Totvs mantendo a regra dos 40 (crescimento da receita + margem EBITDA > 40%) para os próximos anos;
iii) As verticais Techfin e Business Performance provavelmente continuarão ganhando impulso e participação no mix de receita, podendo apresentar upside;
iv) O valuation é atrativo, vemos as ações negociando com um grande desconto em relação aos pares e empresas internacionais de SaaS no setor de tecnologia.
Diante disso, a classificação do Itaú BBA é Outperfom e o preço justo para TOTS3 é de R$43,40 por ação.
Como o preço justo é encontrado?
Basicamente, o preço justo estipulado pelos analistas da casa envolve o potencial de apreciação ou desvalorização de uma ação tendo em vista os fundamentos da empresa e as perspectivas do mercado. A partir disso, determina-se uma metodologia de avaliação baseada na projeção do fluxo de caixa de longo prazo da empresa, descontado a valor presente. Isso quer dizer que o analista projeta, inicialmente, o fluxo de caixa (receitas, despesas, entre outros pontos) da empresa para os próximos anos, com base no quadro macroeconômico, informações sobre investimentos da empresa, previsões de crescimento do setor em que a empresa atua, entre outras variáveis.
Depois, o fluxo de caixa projetado para cada ano é trazido a valor presente. Para isso, utiliza-se a taxa de desconto de acordo com o risco Brasil e a taxa de juros no Brasil e nos Estados Unidos, entre outros fatores.
Já as classificações, o Itaú BBA utiliza os termos (Outperform, Market Perform e Underperform) que correspondem aproximadamente a Compra, Manutenção e venda, respectivamente. Tais “notas” refletem a avaliação do analista sobre o possível desempenho da cotação no médio prazo comparado com a média do mercado.
Estas que geralmente são alteradas ou revisadas em cada novo evento ou nova informação capaz de alterar os fundamentos previamente estabelecidos.
No Clube Acionista você encontra a recomendação e preço alvo de diversas casas em um só lugar, conheça por aqui.
Significado das Classificações:
Outperform: A expectativa do analista para a ação é de um desempenho acima da média do mercado.
Market Perform: A expectativa do analista para a ação é de um desempenho em linha com a média do mercado.
Underperform: A expectativa do analista para a ação é de um desempenho abaixo da média do mercado.
Quer conhecer quais são as empresas mais recomendadas para investir? Veja por aqui.