Você já se perguntou de onde saem as recomendações feitas pelos especialistas para alguma ação ou ativo em específico? Bom, quando se tratando de oportunidades de investimento, os caminhos são diversos e dentro desse processo existem recursos que você já deve ter ouvido muito: análise fundamentalista (balanços), desempenho dos preços passados além de dados e informações macroeconômicas que ajudam a posicionar a competitividade de um segmento ou indústria.
Essas fontes são corriqueiras na vida de um analista no momento em que ele está desenvolvendo uma tese de investimento. Porém, existem fontes que são extremamente importantes e que muitas vezes passam despercebidas pelo investidor que está recebendo uma recomendação de investimentos: as assembleias dos conselhos das companhias. São nelas que moram pautas que serão votadas pelos conselheiros e que podem repercutir tanto positivamente quanto negativamente no desempenho de uma companhia e suas ações. Para você ter um exemplo mais prático de como estar atento ao movimento das companhias pode auxiliar nos seus ganhos como investidor, vou usar como exemplo o caso da Companhia Energética de Brasilia – CEB.
Essa semana, a empresa divulgou que irá irá entrar em EX dia 14 de outubro R$61,25 reais de dividendos por ação da CEBR6 aos seus detentores. A CEB historicamente não é conhecida, por ser uma empresa com alta liquidez no mercado. Existem alguns tickers que dificilmente conseguem ser comercializados, como é o caso do final 3 e 5. Porém, o final 6 possui um volume baixo, mas existente de comercialização.
Também nesta semana a companhia divulgou em sua pauta de assembleia para a próxima semana a votação de desdobramentos de ações da empresa. Caso seja aprovado, os detentores das ações CEBR6 teriam uma liquidez ainda maior caso resolvessem se desfazer do ativo após receberem os lucros com proventos.
Mesmo que essa exemplificação não seja uma recomendação de compra da ação, ela demonstra que estar atento às informações que as próprias companhias abertas disponibilizam é um processo essencial para estar por dentro das oportunidades de ganho de curto prazo da bolsa.
Por isso que no Clube Acionista sempre falamos da importância de ler as agendas que fazem parte da assinatura Raio X, pois é ali que ficam diversas pautas que podem se tornar oportunidades de investimento e, consequentemente, alavancar seus ganhos como acionista das companhias. Aproveite nossos 10 dias grátis e tenha acesso agora mesmo as agendas de proventos, assembleias, resultados além de análises completas dos especialistas a cada divulgação de desempenho das cias.