Segundo a imprensa, a Unipar teria apresentado uma oferta pelos ativos da Braskem no Polo Petroquímico do ABC para sua controladora, a Novonor. Procurada, a Unipar negou que teria uma proposta vigente por este ativo.

A Unipar é produtora de cloro/soda e PVC (policloreto de vinila), sendo que poderia ter ganhos na integração com a unidade da Braskem no Grande ABC. Nesta unidade, a Braskem produz eteno e propeno (produtos de primeira geração petroquímica), além de polietileno e polipropileno (segunda geração).

A situação financeira da Unipar é bastante confortável, com a empresa apresentando ao final do 2T21 um caixa líquido de R$ 316 milhões. Esta situação foi permitida por um forte aumento da geração de caixa nos últimos trimestres.

Se esta proposta for aceita, os ativos da Braskem serão negociados “fatiados”, um modelo de venda que já foi amplamente discutido na imprensa e que, ao nosso ver, pode não trazer o melhor valor pelos ativos.

Em 2021, BRKM5 subiu 165,3% e o Ibovespa teve uma valorização de apenas 0,6%. A cotação desta ação no último pregão (R$ 62,49) estava 2,0% abaixo da máxima alcançada em doze meses e 217,2% acima da mínima deste período.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.