A Natura & Co (NATU3) é vista por diversos analistas como um empresa aderente ao mundo ESG, via compromisso socioambiental e diversos programas dentro da modalidade. Além disso, a empresa segue na carteira de diversos analistas e gestores por apresentar espaço para crescimento.
Conforme a Ágora, o forte ciclo de ganhos já deu sinais no 1T21, mostrando grande evolução do lucro, com EBITDA crescendo 69% no comparativo anual. Todas as unidades de negócios apresentaram margens melhores do que o esperado.
“Acreditamos que esses resultados do 1T21 mostram que a empresa está no caminho certo com o turnaround da Avon, mas também com forte atuação das marcas Natura, TBS e excepcionalmente Aesop. Apesar da revisão de estimativa para cima recente, vemos potencial para novas revisões de alta com o avanço da recuperação da Avon, além de vermos vários caminhos potenciais de crescimento para a Natura&Co”, afirmam os analistas.
Um deles é a China, o terceiro maior mercado de beleza do mundo, onde Aesop e TBS começaram a operar via Tmall. A administração sugeriu que uma presença maior poderia ser possível em um futuro não muito distante. A segunda opção é desenvolver a marca Natura fora da América Latina, alavancando as redes Avon e TBS. Um teste está em andamento na Malásia e vemos outros mercados maduros para explorar: As Filipinas, por exemplo, é o mercado nº 1 para a Avon e, curiosamente, um dos maiores mercados internacionais para a marca Havaianas.
Natura & Co (NATU3) no ESG
Natura &Co assumiu seu primeiro compromisso socioambiental como grupo ao ser uma das pioneiras na adesão ao Business Ambition for 1.5 °C. Esse movimento empresarial promovido pelo Pacto Global das Nações Unidas se propõe a limitar o aquecimento global a 1,5 ºC em relação aos níveis pré-industriais.
A Natura também foi reconhecida como uma protagonista no combate contra as mudanças climáticas pela Organização das Nações Unidas, ao ser premiada na categoria Climate Neutral Now do Global Climate Action Award. A crise dos resíduos é um dos grandes desafios ambientais enfrentados pela nossa sociedade. Por isso, as empresas de Natura &Co estão engajadas em aumentar o uso de materiais reciclados em suas cadeias de produção. A The Body Shop lançou um programa de Comércio Justo com Comunidades na Índia; essa parceria contribuiu para que mais de 250 toneladas de plástico reciclado fossem incorporadas às embalagens no primeiro ano de atuação. O programa Natura Elos, lançado em 2017, estrutura cadeias de logística reversa que garantem o abastecimento de materiais reciclados para a fabricação de embalagens da Natura.
Em 2019, foram utilizadas 9,2 mil toneladas de material reciclado pós-consumo provenientes dessa ação. Já a Aesop integrou o PET reciclado a cerca de 70% das embalagens de plástico da marca. Além disso, a empresa acredita no potencial das pessoas envolvidas com a sua rede. Por isso, investem em iniciativas de educação para seus parceiros e consultoras. Desde que foi criada, em 2016, a Aesop Foundation doou cerca de A$ 4,6 milhões para projetos de alfabetização na Austrália.
A Natura alcançou R$ 38,7 milhões com a linha Crer Para Ver no Brasil, batendo recorde de arrecadação pelo terceiro ano consecutivo, e R$ 15 milhões nos outros países da América Latina onde opera. Por meio do Instituto Natura, esse valor é destinado a projetos de educação para as consultoras e de apoio às escolas públicas. Em parceria com a Plan International, a The Body Shop investiu £ 250 mil em projetos de capacitação vocacional para meninas na Índia e no Brasil, parte da campanha de Natal “Sonhe Grande”.
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