A Petrobras apresentou crescimento na produção de petróleo em 7,9% durante o mês de janeiro, vs. o de dezembro. De acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a estatal produziu, em média, no mês passado, 2,140 milhões de barris/dia de óleo, o maior patamar registrado pela empresa desde outubro de 2020.

A companhia foi muito impactada pela disseminação do coronavírus, que obrigou os países a estabelecerem medidas de isolamento social, que refletem diretamente na circulação de pessoas e veículos, reduzindo assim a demanda por petróleo.

Dessa forma, a melhora de desempenho marca o fim de uma sequência de quatro meses de queda na produção. O volume produzido pela petroleira no começo de 2021, contudo, ficou 7,7% abaixo dos patamares de janeiro de 2020.

A produção de gás natural da Petrobras, por sua vez, cresceu 8,8% no mês passado, ante dezembro. Na comparação anual, porém, houve queda de 4% nos volumes. Segundo a ANP, a estatal produziu, em média, 97,868 milhões de metros cúbicos diários (m3 /dia) em janeiro de 2021.

Impacto: Positivo. Os dados de janeiro sugerem que a Petrobras começa a ensaiar recuperação da queda de 9,2% obtida na produção do 4T20 vs. 3T20. Devido aos impactos da pandemia de covid-19 sobre as atividades a bordo, a estatal acabou adiando, para o fim de 2020, as atividades de manutenção previstas inicialmente para o primeiro semestre. Ainda, as paradas impactaram os principais campos do Brasil, Tupi e Búzios.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.