A Alpargatas divulgou um resultado líquido de R$ 61,7 milhões no 4T20, uma queda de 51,8% em relação ao mesmo período de 2019.
Segundo a companhia, a queda se deve à venda da Mizuno, que fazia parte do resultado em 2019; além de custos relativos a adaptações de fábricas e lojas para a pandemia de covid-19 e o fechamento de 22 lojas físicas.
Principais destaques
O lucro líquido da Alpargatas no quarto trimestre de 2020 ficou em R$ 61,7 milhões; uma queda de 51,8% em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado no ano, o lucro líquido foi de R$ 126,9 milhões, queda de 51,1%.
Observação: Sem o impacto da descontinuidade da operação de Mizuno e das despesas não recorrentes, o lucro líquido recorrente seria de R$ 215,0 milhões no 4T20, alta de 3% e em 2020, o lucro líquido seria de R$ 442,9 milhões, queda de 1,6% em relação a 2019.
A receita liquida consolidada somou R$ 1,10 bilhão, aumento de 10,1% no comparativo trimestral e de 2,6% no ano; somando R$ 3,36 bilhões em 2020 e a margem bruta consolidada permaneceu praticamente no mesmo nível de 2019 fechando 2020 em 52,3%.
As despesas resultantes da venda da Mizuno, e as despesas não recorrentes do fechamento de lojas nos EUA e da marca Osllen; afetaram o EBITDA que no 4T20 somou R$ 153,9 milhões, retração de 24% em relação ao 4T19. No acumulado do ano, o EBITDA societário foi de R$ 435,9 milhões, uma retração de 25%.
Investimentos – No 4T20, a empresa investiu R$ 94,8 milhões, dos quais R$ 59,9 milhões foram investimentos em capacidade e manutenção das operações e R$ 34,9 milhões foram direcionados à transformação digital e projetos de ganho de eficiência fabril e de supply chain. Em 2020, os desembolsos somaram R$ 187,1 milhões, (R$ 100,7 milhões para aumento de capacidade e manutenção das operações e R$ 86,4 milhões direcionados à transformação digital e projetos de ganho de eficiência fabril e de supply chain.
Foco para o crescimento – Priorizar mercados e segmentos de alto potencial: (i) a expansão global da marca Havaianas com prioridades nos mercados da Europa, China, USA e Brasil (ii) a aceleração digital da Alpargatas, com contínuo crescimento das vendas online nos canais DTC e B2B, iii) a expansão em novos segmentos através de lançamentos e da inovação em escala, e (iv) o desenvolvimento de soluções de sustentabilidade.
Posição de caixa – Em dez/20, a posição financeira líquida (PFL) ficou positiva de R$ 461,1 milhões.
A ação ALPA4 encerrou ontem cotada a R$ 37,12 com queda de 4,0% no dia; com o mercado avaliando a queda no seu resultado divulgado na sexta-feira. A teleconferência acontecerá hoje.