A quarta-feira começa com os mercados repercutindo os bons resultados corporativos divulgados ontem após o fechamento em Nova York, com destaque para Amazon e Alphabet, enquanto por aqui o desfecho das eleições legislativas ainda está no foco dos investidores. Espera-se que, ainda hoje, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco levem ao Presidente da República um documento conjunto de intenções do Congresso Nacional, prevendo uma agenda mínima de consenso entre as duas Casas. Além disso, o mercado aguarda a instalação da Comissão Mista do Orçamento (CMO) e a votação do projeto no plenário.

Na agenda do dia, o destaque até aqui ficou por conta dos PMIs em algumas das principais economias europeias e também da China: (i) Zona do Euro: indicador composto (indústria + serviços) recuou a 47,1 pontos e sinaliza, portanto, retração da atividade; (ii) Alemanha: índice composto recuou a 50,8 pontos; (iii) China: PMI composto desacelerou a 52,2 pontos, ainda mostrando, portanto, expansão da atividade.

No noticiário corporativo, o lucro do Santander veio praticamente em linha com o esperado pelo mercado, em R$ 3,95 bilhões, 1,4% acima do trimestre anterior. A carteira de crédito ampliada cresceu 4,3%, com destaque para as linhas pessoa física e pequenas e médias empresas. A Petrobras divulgou sua produção de óleo e gás do quarto trimestre, que foi de 2.682 mil boe (barris de óleo equivalente) por dia. Isso representa uma queda de 11% na comparação anual. A produção foi bastante impactada por paradas para manutenção nesses três meses. No final do dia, saem os números do Bradesco, com expectativa de um lucro ajustado de R$ 5,5 bilhões, e também a produção da Vale, sendo que o consenso Bloomberg é de 86,6 milhões de toneladas de minério produzidos. A Vale segue em evidência também pelo movimento de realização nos preços da commodity, por conta do aumento dos embarques para a China.

Há pouco, na Europa, Londres subia 0,16% e Frankfurt operava em alta de 0,67%. Em Nova York, Dow Jones e S&P futuros operavam em altas respectivamente de 0,07% e 0,35%. Na Ásia a madrugada também foi de ganhos, com Tóquio subindo 1% e Hong Kong em alta de 0,20%.

Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimento

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.