Bottom line
• O volume de serviços teve variação pior do que o esperado pelo mercado, mostrando queda de -11.9% (YoY). A variação mensal ficou em 4.4% (NSA) e 2.6% (SA).
• Em suma, o dado reforça a tese de recuperação difusa entre setores da economia, com indústria e comércio tendo performance acima do esperado, enquanto serviços permanecem em trajetória de recuperação mais gradual.
Comentário
O volume de serviços teve variação pior do que o esperado pelo mercado, mostrando queda de -11.9% (YoY). A variação mensal ficou em 4.4% (NSA) e 2.6% (SA).
Por dentro do índice, nota-se avanço de serviços de comunicação (+2.25% MoM), serviços profissionais, administrativos e complementares (+2.04%) e transportes (+2.25%), com especial destaque para avanço de transporte aéreo (+17.12%), que ainda assim permanece 60% abaixo do nível pré-crise.
Como detrator do índice vemos queda de serviços prestados às famílias, que caíram -3.87% no mês puxados por queda em alojamento e alimentação (-5.04%).
Em suma, o dado reforça a tese de recuperação difusa entre setores da economia, com indústria e comércio tendo performance acima do esperado, enquanto serviços permanecem em trajetória de recuperação mais gradual. Os indicadores coincidentes, no entanto, reforçam a tese de manutenção da recuperação ao longo do mês de agosto.
Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog