Publicidade
Publicidade

7 formas de economizar dinheiro no dia a dia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Economizar sempre foi importante, mas no cenário atual tornou-se imprescindível.

O IPCA (índice de preços ao consumidor amplo), inflação oficial do país, acelerou 0,83% em maio e é a maior alta para o mês desde 1996. Os produtos que tiveram maiores altas foram a conta de luz, a gasolina e a carne. Além da alta na alimentação fora do domicílio, como lanches e refeições. Esses dados foram divulgados no início de mês de junho pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Publicidade

Os ativos mais recomendados e vantajosos no mercado imobiliário

Apesar desses aumentos, ainda é possível economizar e muito em nosso dia a dia, saindo do automatismo e do consumo sem consciência, mudando a nossa forma de pensar e lidar com nossos recursos financeiros.

Publicidade


Supermercado

Publicidade

Atraia bons investimentos para índices futuros, opções e ações

A primeira forma de economizar é no supermercado, um dos maiores vilões nas altas dos preços. O ideal é fazer a compra para o mês num atacado, onde oferece melhores preços. Sempre vá as compras com uma lista em mãos para evitar comprar supérfluos e quantidades a mais. E nunca vá ao mercado com fome, isso vai te induzir a comprar mais, principalmente guloseimas.

Marmita

Você é do tipo de pessoa que almoça fora todo dia, e no final toma um café com um docinho e ainda aproveita para dar uma volta e conferir as promoções? Cuidado!

Para evitar cair na cilada dos gastos desnecessários, prepare a sua própria marmita. Assim você consegue ter uma alimentação saudável, com comida caseira e ainda evita essas tentações dos doces e das comprinhas.

Gastos Desnecessários

Todos nós, em algum momento, já compramos algo que nunca usamos e é provável que nunca usaremos. Para evitar gastos como esses, esteja sempre atento a sua forma de consumo. Consumir com consciência é a chave para evitar acumular gastos desnecessários.

Economize na energia e na água

A energia elétrica foi um dos grandes responsáveis pelo aumento do IPCA em maio. Por isso o foco na economia da luz deve acontecer, juntamente com a economia da água. Faça um mutirão em casa e conscientize a todos os moradores a economizar. Tomar um banho mais rápido, fechar as torneiras ao escovar os dentes e lavar a louça. Apagar as luzes, desligar a TV quando sair do quarto, enfim várias ações podem e devem ser tomadas.

Promoção

Tem determinados produtos que você só compra na loja “X”? Então, procure sempre comprar na promoção ou na troca de coleção. Buscando pelo produto da loja que você gosta, mas com preços mais acessíveis. Entretanto, um alerta precisa ser feito quanto as promoções. Nem toda promoção vale realmente a pena. Fique de olho bem aberto.

Dia “Zero Gastos”

Se desafie a melhorar seu consumo. Eleja um dia no mês ou na semana para ser o dia de gastos zero. Nesse dia você não poderá comprar nada. Nem produtos de necessidades básicas. É uma maneira de começar a modificar seus hábitos e a sair das compras por impulso.

Pague suas contas em dia

Pagar juros só vai fazer com que seu dinheiro diminua. Então, crie o hábito de pagar todas as suas contas assim que receber seu salário. Isso vai fazer com que você pague tudo em dias e não esqueça de nada. Evitando os juros e as ligações constrangedoras de cobrança. Além de, assim que receber seu pagamento, separar um valor para investir. Se pague primeiro, poupe, invista, pense no seu futuro e se planeje para realizar seus sonhos.

Com essas 7 formas de economizar dinheiro você será capaz de mudar hábitos de consumo, poupar e ainda investir pensando nos sonhos e na aposentadoria sustentável.

Te convido a começar!

Até Breve!

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa é Economista e Educadora Financeira. Especialista em Finanças Empresariais, Gestão Bancária e Gestão Empresarial. Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Sócia-Diretora da Cifrão Educação Financeira. Franqueada Dsop de Educação Financeira.Instagram |Podcast

Você pode se interessar por

Acionista consome. Acionista investe.

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.