Publicidade
Publicidade
Publicidade

7 Empresas com baixo custo do capital; WACC entenda o indicador

Data da publicação

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Data da publicação

Uma das preocupações dos investidores é encontrar empresas com baixo custo do capital, considerando o retorno do patrimônio investido. Para medir isso, um dos principais indicadores é o WACC, ou Weighted Average Cost of Capital. Normalmente, utiliza-se o WACC no início de projetos, pois nesses momentos as empresas estão buscando fontes de financiamento. Ao calcular esse indicador, é possível ter uma ideia de quanto o investimento em questão poderá gerar de retorno.

Empresas com Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) menor que 15%

Empresa WACC
JBS (JBSS3) 4,1%
ECORODOVIAS (ECOR3) 13,3%
SANTANDER (SANB11) 13,6%
IOCHPE-MAXION (MYPK3) 14,1%
ATACADÃO (CRFB3) 14,5%
CCR (CCRO3) 15,0%
SLC AGRÍCOLA (SLCE3) 15,0%
Fonte: Equity Map/ Necton
Confira uma análise sobre o indicador WACC e as empresas com maior destaque nesse indicador no mercado. Além disso, não deixe de conferir o Equity Map da Necton, onde é realizado um compilado dos indicadores de um grande número de empresas. Os dados compilados mostram o comportamento das empresas em relação ao mercado dentro de uma janela de 2 (dois) anos. É importante ressaltar que tais dados não representam necessariamente a opinião da Necton sobre compra ou venda.

O que é o WACC?

O WACC (Weighted Average Capital Cost), ou Custo Médio Ponderado de Capital, determina todos os custos que uma empresa possui para financiar seu negócio. Ele é utilizado para descobrir o mínimo de retorno que um investimento deveria retornar. Além disso, o WACC também é utilizado como taxa de descont no modelo de valuation de fluxo de caixa descontado. Além disso, quanto maior esse indicador, menos atrativo é o investimento, ou mais arriscado, pois significa que a empresa terá que gerar um Retorno sobre Investimento (ROI) maior para conseguir ser lucrativa para os acionistas.

Como calcular?

A fórmula para se calcular o WACC é a seguinte: WACC = E/(E+D) * Re + D/(E+D) * Rd * (1-t), onde E = Valor de mercado do Capital Próprio da empresa; D = Valor de mercado da Dívida da empresa; Re = Custo do capital próprio; Rd = Custo do capital de terceiros; t = Alíquota de imposto da empresa. Ou seja, esse indicador inclui todas as fontes de capital da empresa, para utilizá-lo na taxa de desconto. Suponhamos que uma empresa possua de retorno 15% e seu WACC é 5%. Nesse caso, a empresa está gerando 10% de retorno além do custo de suas operações, sendo assim uma companhia que gera retorno aos acionistas. Só pra fixar… Se uma empresa tem em ações emitidas R$ 50.000 no total, e suas dívidas estão na casa dos R$ 25.000, com um yield to maturity de 4,0%. Além disso, o custo de capital próprio foi calculado em 6% e a alíquota de imposto é 34%. Puxando pela fórmula, temos que: WACC = 50.000/(50.000+25.000) * 0,06 + 25.000/(50.000+25.000) * 0,04 * (1-0,34) WACC = 0,04 + 0,0088 WACC = 0,0488 ou 4,88%. Isso significa que a empresa precisar ter um retorno mínimo de 5% para ser lucrativa aos acionistas.

Concluindo

No artigo de hoje vimos o que é o WACC e como ele é utilizado e calculado, além das empresas que mais se destacam positivamente e negativamente nesse indicador. Entretanto, lembramos sempre, indicadores nunca devem ser utilizados de forma separada, e sim fazer parte de um todo para a realização da melhor análise possível.

Análises de Mercado

Com a assinatura Análises de Mercado você recebe diariamente teses e atualizações sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos. São diversos especialistas publicando em uma única plataforma. Você terá acesso aos relatórios diários de mais de 22 corretoras e casas de análises, cartas mensais de mais de 57 fundos de investimentos e um ranking exclusivo com as avaliações das casas em relação ao preço justo e às recomendações para comprar, vender e manter entre os principais papéis listados na B3. Você poderá conferir ainda planilhas das principais corretoras com recomendações de ativos e indicadores sobre potencial de uma empresa.
Com a assinatura Análises de Mercado você tem acesso:
  • Relatórios: Análises e atualizações diárias sobre o mercado publicadas por mais de 60 especialistas.
  • Guia de Ativos: Planilhas completas das corretoras com avaliações e perspectivas de desempenho de cada ativo.
  • Consenso de Mercado: Avaliações das corretoras em relação ao preço justo e às recomendações para comprar, vender e manter entre os principais papéis listados na bolsa brasileira.
  • Cartas dos Fundos: As últimas cartas e relatórios mensais publicados por mais de 30 dos principais fundos de investimentos do país.

Experimente a assinatura Análises de Mercado por 10 dias Grátis

Autor

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.