5 indicadores técnicos para operações de curto prazo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A análise gráfica, basicamente, utiliza indicadores técnicos para operações de curto prazo buscando encontrar padrões de comportamentos e possibilidades para se antecipar diante de algum movimento futuro. Mesmo reconhecendo não há garantias para os movimentos futuros, os dados servem para indicar possíveis pontos de entrada ou saída de determinada operação, auxiliando na tomada de decisão.

Com isso, existem alguns indicadores, muito comuns, e utilizados no dia a dia daquele que busca retornos no curto prazo. Veja com mais detalhes:

Indicadores técnicos para operações de curto prazo

Suporte e resistência

Este busca mostrar, dentro de um intervalo de tempo, os níveis de preço em que determinado ativo encontra dificuldade de ultrapassar. Esses pontos são chamados de suporte e resistência.

No momento em que o preço do ativo “ultrapassa” essa barreira, busca-se outros patamares para tentar encontrar novos suportes e resistências.

Na prática, o suporte é a linha inferior do gráfico, isto é, o ponto em que os preços alcançam várias vezes em um patamar e, em seguida, voltam a subir. Por outro lado, a resistência é a linha superior, ou seja, é o ponto em que o ativo sobe até um determinado preço e, logo, volta a cair.

Este indicador, tende a contribuir para a decisão entre comprar ou vender, encontrando pontos de entrada ou alvo para as operação.

Topos e fundos

Pontos extremos de um gráfico contribuem de alerta para o investidor. Portanto o topo é encontrado em um movimento de alta (sendo o ponto mais alto) e o fundo em um movimento de baixa (sendo o ponto mais baixo) de um ativo.

Linhas de tendência

Segundo a teorias de Charles Dow, o mercado financeiro se move em tendências. Este, também conhecido como linhas de forças, permite ao investidor aproveitar o momento em que cada ativo está vivendo.

Existem duas principais linhas de tendência: LTA (linha de tendência de alta), uma reta que observa no mínimo dois fundos anteriores e, o oposto, a LTB (linha de tendência de baixa), que observa no mínimo dois topos anteriores. O cruzamento do preço conforme as linhas também pode indicar uma reversão na direção do mercado, servindo como ponto de entrada ou saída.

Bandas de Bollinger

Esse indicador serve para analisar o potencial de variação dos preços com base na volatilidade do ativo. Na prática, ele funciona com 3 linhas (uma central e duas bandas – uma superior e outra inferior), quando as bandas se expandem significa que a volatilidade dos preços está alta, por outro lado, quando se aproximam significam que a volatilidade está baixa.

Como exemplo, alguns investidores, utilizam a estratégia observando o rompimento das bandas ou o retorno dos preços para a linha central.

Médias móveis

Este indicador é formado pela média de deslocamento de preços ao longo de um período estipulado. Há diversas estratégias envolvendo médias móveis, contudo, este indicador é muito utilizado para encontrar suportes e resistências. Geralmente, define-se um período e utiliza-se o preço de fechamento dos candlesticks.

A análise gráfica

Cada investidor possui uma estratégia específica, a análise gráfica contribui para encontrar boas oportunidades no mercado. Mesmo que não garanta o sucesso, os indicadores permitem maior precisão e auxiliam nas decisões.

Para quem ainda não conhece, convidamos você para conhecer nossa série exclusiva que envolve análise gráfica + fundamentalista. O analista Alda Moraes, através da série Instante Mágico Acionista, utiliza de vários indicadores para encontrar oportunidades de curto prazo no mercado. Veja com mais detalhes, por aqui.

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Uma experiência completa de investimentos. Crie sua conta e acesse recomendações e análises na íntegra.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.