Publicidade
Publicidade

5 fatos importantes sobre Bitcoin para quem quer começar a investir na criptomoeda

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Nos últimos meses, o Bitcoin (BTC) tem surpreendido o mercado devido ao seu amadurecimento em relação a volatilidade. Isso porque, mesmo com um cenário conturbado, o ativo continuou crescendo e alcançando máximas históricas. 

Logo, cada vez mais pessoas pensam em entrar nesse universo. Contudo, por ser algo relativamente novo, com termos próprios e diferenças básicas frente ao mercado financeiro tradicional, muitos investidores se sentem inseguros.

Pensando nisso, a Bitso, plataforma líder de criptomoedas na América Latina, listou cinco informações importantes e curiosas sobre esse ecossistema financeiro e seu principal ativo, o Bitcoin.

1 – O bitcoin tem muita tecnologia

Em resumo, cada Bitcoin existe dentro de uma cadeia de dados. O blockchain, que funciona como uma espécie de ‘livro público’, armazena os recursos e registros de transações.

Nesse sentido, o blockchain é responsável pelo maior diferencial do Bitcoin, a liberdade. Em vista disso, a criptomoeda não possui um lastro como outros ativos e fica distante de políticas monetárias. Ou seja, não é emitida por Bancos Centrais e nem regulada por governos, sendo completamente independente.

Em razão disso, a própria comunidade cuida da emissão e dos registros, não só das transações. Bem como, as carteiras virtuais, que operam como endereços únicos protegidos por uma chave privada.

2 – O Bitcoin funciona como “ouro digital”

A propósito, o Bitcoin foi constituído para ser limitado. Isto é, não dá para imprimir com a mesma lógica do dinheiro comum. Ele detém um “teto” de criação de novas unidades, sendo que a quantia a ser garimpada é de apenas 21 milhões de unidades. Por conta disso, ele é deflacionário.

Isso faz com que o Bitcoin seja considerado um “ouro digital”, já que sua escassez simula um recurso natural. Logo, quanto mais bitcoins são minerados, mais difícil fica de se extrair novas unidades.

3 – As transações com bitcoins são rastreadas

Há quem diga que Bitcoin é um ativo pouco seguro e ligado a atos criminosos. No entanto, isso é um grande equívoco. De acordo com a empresa Chainalysis, especialista em dados de blockchain, apenas 0,34% das atividades com a criptomoeda podem ser consideradas suspeitas.

Afinal, nenhum criminoso quer deixar rastros e, quando o assunto é tecnologia, toda transação com bitcoin é rastreável. Cada bloco da cadeia, chamada de blockchain, detém todas as informações da transação atual e de todas as anteriores.

Sendo assim, cada vez que uma criptomoeda é enviada, o rastro aumenta, e não existe uma maneira de apagá-lo. Então, para adulterar ou invalidar uma transação no blockchain, é necessário um poder computacional enorme, de alto custo e complexidade.

5 fatos importantes sobre Bitcoin para quem quer começar a investir na criptomoeda agora
Investir em Bitcoin

4 – Volátil? Sim, mas uma ideia revolucionária

Não é segredo pra ninguém que o Bitcoin oscila de preço, que não é pouco. No entanto, isso não exclui o fato de que esse ativo está crescendo e se solidificando. Logo, se comparar o cenário de criptomoeda atual com o de cinco anos atrás, é possível visualizar que o mercado detém uma curva de crescimento bem interessante historicamente.

Nesse sentido, no primeiro semestre deste ano, o Bitcoin apresentou uma alta de 19%, representando o melhor ativo deste período no país. Além disso, foi o único a superar o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), que subiu 15% no primeiro semestre.

Sendo assim, os riscos existem tanto no mercado tradicional quanto no de criptomoedas. À vista disso, é essencial conhecer bem e se informar.

Recentemente, tanto a Bitso quanto outras plataformas de criptomoedas brasileiras tiveram rodadas de investimentos muito bem-sucedidas e se tornaram unicórnios. Isso só mostra o quanto essa ideia revolucionária tem potencial.

5 – Criptomoedas são o futuro

De acordo com o mestre em Economia pela Escola Austríaca, Fernando Ulrich, as criptomoedas são as maiores inovações tecnológicas desde a criação da Internet. Portanto, têm potencial para mudar o mundo.

Em suma, elas surgiram com o propósito de substituir as moedas físicas no cotidiano das pessoas, mas foram além e abriram espaço para um grande ecossistema. Cada criptomoeda tem seu próprio blockchain e alguns trazem grandes inovações, como a possibilidade de armazenar contratos inteligentes e tokens não fungíveis – as famosas NFTs.

Tudo isso mostra que o Bitcoin, as criptomoedas e tudo que veio com elas está aqui para ficar. Elas certamente vão ajudar as pessoas a repensarem noções de valores e de como encaramos o sistema financeiro.

Assim, para o investidor conhecer mais sobre esse universo e dar seus primeiros passos, continue aprendendo e escolha uma exchange confiável para te acompanhar.


PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Publicidade

Acesse todas as carteiras, além de agendas e análises de mercado completas

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

Publicidade




O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Publicidade

Poupamos seu tempo na busca pelo o que acontece diariamente no mercado

1Bilhão Educação Financeira - Gueratto

1Bilhão Educação Financeira - Gueratto

Matérias por 1Bilhão - Educação Financeira; Fabrizio Gueratto; e Gueratto Press.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Consumir da empresa que você é
Acionista auxilia nos seus rendimentos?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.