Os Fundos Imobiliários são uma excelente maneira de diversificação e redução do risco ao se investir na renda variável.

Além disso, como você já deve saber, os FIIs são famosos pelos seus dividendos mensais, que fazem toda diferença na hora de construir uma carteira para a sua aposentadoria.

Hoje listaremos 5 dicas para que você comece a investir em Fundos Imobiliários de forma certeira.

1 – Defina um objetivo para seu investimento

Muitas pessoas acabam por subestimar o quão importante é a definição de um objetivo antes de realizar um investimento em Fundos Imobiliários.

Assim como em ações, onde temos empresas focadas em dividendos, em crescimento via aquisições, nos FIIs também temos diferentes formas de ganhar dinheiro.

Você pode querer garantir uma renda daqui a algum tempo, e com isso um fundo de desenvolvimento com contratos longos e sólidos poderia ser ideal para você. Ao mesmo tempo, você também pode ter interesse em receber o dinheiro de forma imediata e, nesse caso, fundos que focam em recebíveis imobiliários seriam mais apropriados.

Sua carteira deve variar com os objetivos que você possui em mente, sem simplesmente sair comprando os FIIs que possuem o maior dividend yield.

2 – Conheça os Fundos Imobiliários que você pretende investir

Com conhecer eu quero dizer saber tudo sobre o Fundo Imobiliário de interesse. Isto é, setor de atuação, como ele ganha dinheiro, qual o tipo de gestão.

Se pergunte o quanto faria sentido ter aquele fundo daquele setor na sua carteira. Nada adianta investir na “dica quente” do amigo se você não sabe quais são os riscos dessa recomendação.

3 – Avalie o preço do ativo

Além do já exposto, você precisa ver se o ativo se encontra em um bom momento de compra, isto é, mais barato que realmente vale. Nada adianta escolher um ótimo ativo, com um ótimo gestor, se o mercado também já sabe disso e está pagando 50% a mais do que deveria.

Alguns indicadores interessantes que você pode utilizar para lhe ajudar na análise são: P/VPA que nada mais é do que o preço da cota em relação ao valor patrimonial por cotas do fundo. Dessa forma, você sabe se está comprando um fundo com um ágio ou deságio em relação ao seu valor patrimonial.

Se você ainda não é Acionista Premium, convidamos você a conhecer mais sobre o nosso trabalho. Assim, oferecemos 7 dias grátis, sem burocracia chata em caso de cancelamento ao término do seu período de testes. Confira aqui.

Além disso, um olhar atento ao dividend yield também é necessário, tendo em vista que este que definirá quanto você receberá de dividendos pela sua escolha.

Entretanto, fique atento, o DY precisa ser analisado em relação ao seu histórico e se o mesmo possui perspectivas de continuar no mesmo patamar ou até aumentar no futuro. Isto é necessário pois esse múltiplo pode ser inflado com alguns eventos não recorrentes, como venda de um imóvel do fundo que gerou um caixa adicional nos últimos 12 meses.

4 – Foque no longo prazo

Um erro muito comum de investidores iniciantes em Fundos Imobiliários é ficar girando a carteira de forma constante, em busca da realização de pequenos lucros por valorização das cotas.

FIIs são um investimento para garantir uma fonte auxiliar de renda mensal, e não devem ser vistos como uma fonte de enriquecimento rápido. O principal poder desse tipo de investimentos são os juros compostos, que aumenta seu retorno exponencialmente seu retorno quanto maior o tempo investido.

Além disso, caso você tenha qualquer lucro em relação ao preço de compra na hora de vender, é necessário o pagamento de Imposto de Renda.

5 – Diversifique

Uma das maiores vantagens de se investir em Fundos Imobiliários é a diversificação em mais de uma classe de ativos. No entanto, nada adianta você achar que está diversificando bem ao investir em FIIs, quando 60% do seu dinheiro está no setor de logística, por exemplo.

Assim como em ações, é importante a diversificação entre setores e ativos para uma maior proteção. Entretanto, também não precisa ser uma diversificação exagerada, 10 ativos em 5 segmentos diferentes já é uma ótima base.

Concluindo

Vimos que Fundos Imobiliários são uma excelente alternativa de investimentos para garantir uma renda mensal adicional, além das vantagens que a diversificação traz para a sua carteira.

Avaliar seus objetivos antes de investir também é muito importante, assim como a análise completa do ativo para evitar riscos desconhecidos.

Nas nossas Carteiras Recomendadas, possuímos uma cobertura completa de Fundos Imobiliários, com mais de dez casas de análise e corretora enviando suas carteiras mensais para ajudar na sua decisão.

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

Tempo é dinheiro. Poupamos seu tempo para que você foque no dinheiro.

Publicidade