5 dicas para o pequeno empreendedor se preparar antes de solicitar crédito bancário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Confira as principais dicas para se preparar antes de solicitar crédito

Durante o combate à pandemia, micro e pequenas empresas têm encontrado dificuldades em conseguir crédito bancário. Posto que, diversas empresas precisaram se reinventar para resistir à crise.

No entanto, Luiz Falbo Di Cavalcanti, CEO da Kalea, assessoria digital de crédito para empresas, aponta que 80% dos negócios de pequeno porte buscam recursos apenas nos cinco maiores bancos do país. Contudo, há outras instituições especializadas. Por exemplo, as fintechs, que estão promovendo a competitividade e acesso ao crédito.

“O mais importante, neste contexto, é avaliar alguns pontos antes de fechar negócio para escolher quais são as melhores opções”, afirma Luiz. Pensando nisso, o CEO selecionou dicas fundamentais para os empresários, antes de realizar a solicitação ao banco.

1 – Pesquisa das instituições financeiras

Em suma, existem diversas instituições financeiras que disponibilizam crédito aos clientes. Entretanto, é fundamental ter conhecimento sobre os benefícios e vantagens de cada uma delas.

Para Luiz Falbo, é de suma importância estar ciente se a instituição financeira é confiável e verdadeira. Além disso, deve ser levado em conta os seguintes tópicos: condições, opções de crédito disponíveis, taxas aplicáveis, fatores de restrição, juros e prazos.

2 – Saber as inovações do mercado de crédito

A fim de buscar crédito, também é indispensável que a pessoa acompanhe a evolução do mercado financeiro.

Dessa maneira, as inovações do setor poderão oferecer novas oportunidades para os empreendedores como, por exemplo, crédito personalizado, digital e competitivo.

3 – Planejamento financeiro

Por outro lado, é fundamental que o empreendedor construa um planejamento financeiro. Posto que, pode colaborar na gestão do próprio negócio, do crédito e até da instituição bancária.

Desse modo, a instituição será capaz de compreender os planos do cliente com aquele dinheiro. Por certo, o banco selecionado conseguirá controlar a entrada e saída de capital do empreendimento. Assim como, saber quantos funcionários recebem salário no negócio.

4 – Escolha do banco ou instituição

Luiz Falbo destaca que, para a instituição bancária disponibilizar crédito ao cliente, é necessário obter confiança e segurança da mesma. Além disso, vale observar atentamente as taxas para que o crédito não seja um prejuízo ao empreendedor.

Detalhes da instituição que devem ser levados em conta: veja se ela é conhecida, se tem credibilidade, fique atento a ofertas imperdíveis que estão fora da realidade e cuidado com sites que pareçam enganosos.

5 – Solicitação do crédito

Antes de solicitar o crédito, é importante o empreendedor realizar um cronograma que ajudará a cumprir prazos e metas, além de organizar todos os documentos.

Vale destacar que é necessário levar ao banco escolhido a documentação necessária, as garantias solicitadas e o plano de negócios, apresentando a viabilidade do projeto. Em seguida, a instituição vai analisar o projeto e retornará para comunicar a permissão ou não do financiamento.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

1Bilhão Educação Financeira - Gueratto

1Bilhão Educação Financeira - Gueratto

Matérias por 1Bilhão - Educação Financeira; Fabrizio Gueratto; e Gueratto Press.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.