Publicidade

5 dicas para não cair em golpes ou pirâmides financeiras

Data da publicação

Categoria

Matérias por 1Bilhão – Educação Financeira; Fabrizio Gueratto; e Gueratto Press.

Categoria

Data da publicação

5 dicas para não cair em golpes ou pirâmides financeiras

Com o passar do tempo, as tecnologias vão se desenvolvendo e evoluindo, assim como as maneiras de dar golpes. A nova moda agora são as pirâmides financeiras. Elas são ofertadas como uma espécie de investimento que promete fazer com que o investidor cresça à medida que divulga o projeto e chama pessoas para financiá-lo.

Grandes celebridades como Juliana Paes, Murilo Rosa e Luís Fabiano perderam muito dinheiro através desse tipo de sistema que promete dinheiro fácil, rápido e sem muitos riscos, como se fosse uma espécie de milagre.

Além disso, um estudo divulgado em julho pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mostrou que os homens são as principais vítimas de golpes financeiros, chegando a cerca de 91%.

Mas como saber que não está sendo enganado? Veja cinco dicas para não cair em golpes ou pirâmides financeiras:

1 – Não existe retorno garantido e investimentos com zero risco

Dentro do mercado de investimento, não há nenhum ativo livre de risco. Isso porque quanto mais rentável, mais arriscado seu investimento vai ser.

Dessa forma, em alguns casos, o risco pode ser menor, porém, nunca inexistente. Portanto, desconfie de qualquer oferta que ofereça risco zero atrelado a uma rentabilidade fora da enorme.

2 – Imprensa e notícias oficiais

Busque se informar por veículos oficiais e confiáveis. Afinal, caso o investimento seja milagroso mesmo, haverá alguma matéria oficial ou reportagem que fale sobre ele.

Além disso, é importante observar o tempo que o investimento em questão está no mercado. Quanto mais nova for, mais suspeita e propícia a golpe ela será.

5 dicas para não cair em golpes ou pirâmides financeiras
Ilustração pirâmide financeira

3 – Duvide da procedência

Alguns golpes dizem ser associados a produtos ou operações, por exemplo, criptomoedas, ações, daytrade e etc. Todos esses investimentos dependem de uma instituição, como uma corretora de investimentos, para intermediar o processo. Portanto, procure pesquisar sobre a procedência dessas instituições antes de depositar o dinheiro na conta de um terceiro.

Vale lembrar que é possível buscar informações oficiais dessas empresas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia vinculada ao Ministério da Economia, ou na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), que regulam e certificam os agentes do mercado.

4 – Desconfie de indicações

Para ver o seu dinheiro através dos investimentos, não existe a necessidade de trazer um amigo para aumentar a rentabilidade. As pirâmides financeiras usam as pessoas que já caíram no golpe para trazer mais vítimas para o esquema.

5 – Peça ajuda de um especialista

Na dúvida é melhor procurar um assessor de investimentos ou um especialista. Eles são as melhores orientações sobre o assunto, indicando quais são os verdadeiros riscos e taxas para que você possa investir com tranquilidade.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.


Autor

Matérias por 1Bilhão – Educação Financeira; Fabrizio Gueratto; e Gueratto Press.

Informações + Recomendações de investimentos em um só lugar

Compartilhe esse post nas suas redes!

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade
Publicidade

A conexão certa para seus investimentos

Diversas recomendações para você investir melhor!

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.