Publicidade
Publicidade

3 tipos de FIPs para diversificar os investimentos; conheça as categorias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Os Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), segue os mesmos critérios de outros fundos tradicionais, sendo uma comunhão de recursos com o objetivo de investir dentro da política e estratégia do fundo. Neste caso, o dinheiro captado, é destinado à aplicações em companhias abertas, fechadas ou sociedades limitadas, em fase de desenvolvimento.

Portanto, cabe ao administrador constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos aos investidores que tenham interesse nesta modalidade. Na prática, a forma que o investidor participa do fundo é através da compra de cotas do fundo.

Publicidade

Os ativos mais recomendados e vantajosos no mercado imobiliário

O FIP é considerado um investimento em renda variável constituído sob forma de condomínio fechado, ou seja, possui um número limitado de participantes, em que as cotas somente são resgatadas ao término de sua duração ou quando é deliberado em assembleia de cotistas a sua liquidação.

Publicidade


Mas não pense que o fato de ser um condomínio fechado, não forma de se desfazer do investimento, existe a possibilidade de alguns FIPs serem listados para negociação no mercado secundário, isto é, você pode realizar a troca de suas cotas com outros investidores através do Home Broker.

Publicidade

Insights para alavancar seus ganhos como acionista das cias

Tipos de FIPs

Com o objetivo de criar valor para a companhia por meio do desenvolvimento do negócio, bem como pela adoção de boas práticas de governança corporativa os FIPs são classificados entre diferentes categorias. Cada uma destina-se a forma que a carteira do fundo é composta, veja os tipos:

Ambas estratégias envolve o investimento em títulos de emissão

FIP- IE

Os FIP-IE é uma das diferentes classificações permitidas para os FIP, pois cada fundo está descrito conforme a composição da carteira. Neste caso, trata-se de Infraestrutura, com o intuito de investir em títulos de emissão de sociedades anônimas, que realizam, respectivamente, novos projetos de infraestrutura.

(FIP-PD&I)

A modalidade também permite que seja aplicado em projetos de produção intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de energia, transporte, água e saneamento básico, irrigação e outras áreas de prioridade para o Poder Executivo Federal.

Como se trata de uma modalidade “incentivada” e de benefício para o país, atualmente, o investimento é isento de imposto de renda (IR), tanto para ganhos de capital como para distribuição de rendimentos.

FIP Multiestratégia

São as demais categorias, as quais admitem investimento em diferentes tipos e portes de sociedade, dando maior liberdade ao gestor do fundo quanto às decisões sobre onde aplicar os recursos.

Riscos

Os principais riscos envolvidos são:

  • Mercado: Via oscilação das cotas
  • Liquidez: Dificuldade em entrar ou sair do investimento dependendo do montante que for aplicado
  • Crédito: O fundo investe em outras empresas e projetos complexos, portanto certifique-se as notas de rating e a gestora para estar em conformidade com seus critérios de investimento e perfil de risco.

DESCUBRA COMO OS FIIS E OS FIPs PODEM IMPULSIONAR SEUS RENDIMENTOS

Já imaginou poder aplicar nos fundos mais recomendados pelas casas e acompanhá-los sem perder tempo com pesquisas em diversos ambientes?

Pensando na sua comodidade, estruturamos o espaço FIIs no Clube Acionista.

Você encontrará todas as Carteiras Recomendadas divulgadas pelas casas para ler na íntegra as explicações de cada sugestão feita. Além disso, terá nossa curadoria para acompanhar os fundos mais sugeridos entre as carteiras e também matérias e relatórios especiais para ficar por dentro das últimas atualizações do mercado.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Consumir da empresa que você é
Acionista auxilia nos seus rendimentos?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.