No 2T20, a Vivara apresentou um prejuízo líquido de R$ 1,67 milhão (contra um lucro de R$ 40,8 milhões no 2T19) impactado pelo desempenho operacional do período, e, em parte; neutralizado pelo efeito da queda nas taxas de juros nas despesas financeiras, maior nível de rendimento das aplicações financeiras e imposto diferido. No 1S20 o resultado líquido somou R$ 17,3 milhões ante R$ 69,9 milhões no 1S19.

Os resultados de vendas foram materialmente afetados pelo fechamento das lojas. A Vivara suspendeu, temporariamente, a operação da fábrica em Manaus, no final de março, quando já tinha um estoque bem composto e facilmente ajustável, com produtos diversificados em todas as categorias, em diferentes faixas de preço, capaz de absorver as demandas dos clientes. As operações foram retomadas no início de junho, para a produção da pulseira Life e logo depois reiniciou-se a produção de itens de joias.

Principais destaques do período:

E-commerce – O destaque positivo do período, foi o desempenho do e-commerce que apresentou forte aceleração, contribuindo significativamente para minimizar os impactos do fechamento das lojas físicas. No 2T20, o e-commerce representou 63,9% das vendas totais, em comparação a 5,8% no 2T19. O faturamento do canal atingiu R$ 108,4 milhões no 2T20, crescimento de 387,0%, em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado, o ecommerce atingiu R$130,6 milhões, +231,0% acima do 1S19;

• Projeto Joias em Ação registrou 17,4% de participação nas vendas do e-commerce;

• Retomada do Plano de Expansão em junho, com inauguração de seis pontos de vendas, encerrando o período com 205 lojas Vivara, 09 lojas Life e 45 quiosques;

• Boa composição de estoques, garantindo proteção de Margem Bruta, que atingiu 67,5%, no trimestre, com expansão de 4,6 p.p;

• Balanço sólido, com ampla liquidez, encerrando o trimestre com caixa de R$ 584,7 6 milhões e R$ 208,7 milhões de recebíveis de cartão de crédito;

• No 2T20, a receita das lojas físicas, recuou 83,2%, representando 35,1% das receitas totais. No 2T19, as lojas foram responsáveis por 91,9% da receita total;

Margem bruta – A Margem Bruta do período atingiu 67,5%, 4,6 p.p. superior à margem do mesmo período do ano anterior, mantendo os patamares de rentabilidade da Companhia, mesmo em um cenário mais promocional e com mudança no mix de vendas, com maior participação de relógio.

No 2T20, as Despesas Operacionais recuaram 34,9%, somando R$ 80,6 milhões; como reflexo das medidas de contenção e controle orçamentário adotadas pela Companhia desde o início da pandemia. No 1S20 a queda foi de 15,0% totalizando R$ 190,6 milhões.

EBITDA – Mesmo com a operação impactada pelo fechamento das lojas, a Companhia encerrou o trimestre com o EBITDA Ajustado negativo de apenas R$ 421 mil com Margem EBITDA Ajustada de -0,3%, como resultado das iniciativas de maximização das vendas, da proteção dos níveis de Margem Bruta e do controle de gastos. No acumulado, o EBITDA Ajustado atingiu R$ 29,4 milhões, com margem de 8,5%.

Segundo a empresa, o 2T20 superou suas expectativas iniciais. O modelo de negócio verticalizado permitiu proteger as margens e trabalhar o mix de produtos mais adequado para o momento.

Reabertura de lojas – A reabertura das lojas tem se dado de forma gradual, desde o dia 29 de abril e foi intensificado a partir do dia 10 de junho, quando ocorreu a flexibilização em São Paulo e Rio de Janeiro. A Vivara encerrou o mês de abril com 09 lojas abertas, maio com 26 e junho com 186. Atualmente, a Companhia conta com mais de 261 lojas abertas.

Principais iniciativas:

Projeto Joias em Ação: Projeto de vendas diretas, que permitiu o acesso remoto das vendedoras ao histórico de compra dos clientes e possibilitou abordagem proativa via telefone e/ou WhatsApp. O projeto iniciou com 170 vendedoras ativas e hoje já conta com mais de 1.600 vendedora.

Drive thru: Habilitação do formato drive thru em todas as localidades permitidas. Encerrou o 2T20 com 19 lojas operando, exclusivamente, nesse formato.

Aceleração da integração de estoques: Com a antecipação da implantação do Order Management System (OMS); houve a integração do estoque de 18 praças, o que permitiu maior rapidez nas entregas dos pedidos online. Encerrou o período com cinco lojas operando, exclusivamente, nesse formato.

A ação VIVA3 encerrou ontem cotada a R$ 22,83 com queda de 21,6% no ano.

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