Dando continuidade às boas expectativas para o segundo semestre, o mercado de trabalho dos setores de comércio (varejista e atacadista) e de serviços no Estado de São Paulo gerou 27.721 empregos formais em setembro pelo quarto mês consecutivo, resultado de 296.820 admissões contra 269.099 desligamentos. Com esse resultado, o mês se encerrou com um estoque ativo de 10.192.080 vínculos. Trata-se do melhor cenário para a soma dos três setores desde 2014, considerando o período de janeiro a setembro.

De acordo com a FecomercioSP, foi consolidado o processo, ainda existente, de recuperação de vagas formais no comércio e em serviços. Isso porque houve aumento do consumo das famílias, o que permitiu ao empresário ampliar o quadro de funcionários diante de aumento da demanda, reflexo da inflação controlada, queda dos juros e crédito menos custoso.

Como o último trimestre do ano, tradicionalmente, é o de maior movimento, a FecomercioSP recomenda que os comerciantes já pensem na integração dos funcionários temporários contratados para o período. Algumas dicas são: informar sobre as principais mercadorias e o público-alvo; aproveitar o movimento dos fins de semana para ambientá-los com a demanda mais concentrada; e planejar metas e ações promocionais de forma participativa com os novos colaboradores.

Varejo

O mercado de trabalho formal do comércio varejista gerou 3.844 postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 77.202 admissões contra 73.358 desligamentos. Com esse desempenho, o segmento encerrou o mês com um estoque ativo de 2.082.877 vínculos empregatícios – leve alta de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, 21.011 vagas foram criadas.

Atacado

O comércio atacadista no Estado de São Paulo criou 1.165 postos de trabalho com carteira assinada em setembro: 16.050 admissões contra 14.885 desligamentos. Assim, o setor encerrou o mês com um estoque ativo de 521.372 vínculos empregatícios – alta de 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de 12 meses, foram cridas 8.656 vagas.

Serviços

O setor de serviços segue com bom desempenho: foram 22.712 empregos formais criados em setembro, resultado de 203.568 admissões contra 180.856 desligamentos. Dessa forma, encerrou o mês com um estoque ativo de 7.587.831 postos de trabalho – alta de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, o saldo também foi positivo: 135.646 vínculos.

(MR – Agência Enfoque)

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis