Veja a análise da Ativa Investimentos sobre os resultados no 1T22 da Magazine Luiza (MGLU3). Segundo a corretora a varejista teve números acima do esperado, mas despesas financeiras pioram.

Magazine Luiza teve números acima do esperado

De acordo com o relatório da Ativa, Magazine Luiza reportou vendas e margens superiores ao esperado. A receita líquida cresceu 6,2% YoY, impulsionada pelo crescimento de 16,2% no GMV digital, com o avanço de 49,9% no marketplace.

A margem bruta ficou em 27,8% (+2,6 p.p YoY e 1 p.p acima de nossas estimativas) com o maior repasse da inflação e o aumento da receita de serviços. Já a margem Ebitda foi de 5% (-0,2 p.p YoY e +0,6 p.p vs nossas projeções), beneficiada pela otimização de despesas, enquanto a margem líquida foi prejudicada pelo aumento das despesas financeiras, ficando 0,8 p.p abaixo do esperado.

Vendas totais:

As vendas totais, incluindo lojas físicas, 1P e 3P, cresceram 13,2% e atingiram R$14,1 bilhões,
reflexo do aumento de 16,2% no e-commerce total e um crescimento de 6,2% nas lojas físicas. Com isso, a receita líquida ficou 1,3% acima de nossas estimativas.

E-commerce:

As vendas do marketplace (3P) cresceram 49,9% YoY, impulsionadas pela acelerada captura de
sellers, que já somam mais de 180.000. Já o 1P, prejudicado pela maior exposição a bens duráveis, cresceu 3,2% YoY.

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Lojas Físicas:

Apesar do crescimento de 6,2% nas vendas em lojas físicas, o SSS foi de -2,8%, mostrando que o
maior faturamento se deve à expansão de lojas.

Margem Bruta:

A margem bruta ficou em 27,8% (+2,6 p.p YoY), superando nossas expectativas em 1,5 p.p. O
avanço reflete o crescimento da receita de serviços e o repasse de custos para o consumidor final, possibilitado pela maior racionalidade do mercado.

Margem Ebitda e Margem Líquida:

A margem Ebitda foi de 5% (-0,2 YoY), 0,5 p.p acima de nossas projeções. A estabilidade foi resultado das iniciativas de otimização de marketing e logística, além da redução de despesas fixas. A margem líquida, no entanto, ficou -0,8 p.p abaixo de nossas expectativas com o aumento das despesas financeiras.

Fintech:

A Fintech Magalu atingiu um TPV total de R$ 20,8 bilhões no 1T22 – um crescimento de 88,9% YoY. A
companhia lançou o Empréstimo Pessoal na conta digital MagaluPay e também apresentou seu cartão de crédito para pessoa jurídica: o MagaluPay Empresas, em que o seller poderá utilizar pontos em todo o ecossistema.

Ativa espera cenário desafiador

A Magazine Luiza reportou um resultado superior às nossas expectativas, impulsionado pelo marketplace, que cresceu mais que o Mercado Livre e o 3P da Americanas no trimestre. No entanto, a performance das lojas físicas ainda segue pressionada, com retração de SSS, refletindo o momento desfavorável para os produtos core que também pode ser observado no desempenho do 1P. Para os próximos trimestres, esperamos um cenário ainda desafiador para as vendas, mas o maior controle de despesas, repasse de custos e a maior participação do 3P deverão proporcionar estabilidade de margens” Afirmam os analistas da Ativa.

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